11 de abr. de 2011

Viva La Verve!



The Verve foi uma banda do movimento Britpop que surgiu na década de 90 no Reino Unido, formada em 1989 pelos integrantes Richard Ashcroft (Voxx/Guitarra), Nick McCabe (Guitarra), Simon Jones (Baixo) e Peter Salisbury (Bateria).

O curioso da trajetória desta incrível banda foi o auge mundialmente alcançado por ela em 1997, somado com um rápido desgaste, brigas e problemas autorais que seu sucesso lhe trouxe, que anos após sucumbiu para seu fim.

Em 1997, o The Verve lança um dos mais aclamados álbuns da década de 90 (na minha humilde opinião) chamado "Urban Hymns" sendo seu terceiro álbum de estúdio e o de maior sucesso de vendas na carreira.
Neste ano o álbum teve grande sucesso de vendas/reconhecimento, recorrente a um marcante som de violino, que pode ser creditado a umas das maiores obras-primas que a música já presenciou (sim, aquela música que todos que não estão por dentro da cena do Rock pensa que é do Oasis) "Bittersweet Symphony".
Esta canção em particular contribui para o fim da banda pois, Mick Jagger acusou o The Verve de plagiar um sample e uma expressão de uma de suas músicas, o que levou a banda perder na justiça todo o direito autoral de criação dela, passando assim os "royalties" referentes ao uso e execução da música a serem todos de Mick JÉGUE.(Tipo, WHY MAN? Você já não era rico o suficiente?). Resultando assim em Abril de 1999 o seu fim oficial, para tristeza dos fãs e da própria música.

Urban Hymns ainda conta com os grandes singles "The Drugs Don't Work", "Sonnet" e "Lucky Man".

A banda veio a se juntar novamente em meados de 2007, mas, após 10 meses do lançamento do quarto disco deles "Forth" em 2008, eles anunciam o fim novamente em Abril de 2009.

A música acima no vídeo é uma das melhores canções do The Verve, que mesmo com uma curta carreira, pôde ser memorável em seus caminhos, sendo que futuramente influenciaria muitos artistas não apenas da Inglaterra mas do mundo todo. Aumente o volume deixe-se levar por essa majestosa melodia.

2 comentários:

legal seu blog cara... continue assim... nunca esqueceremos the verve...

Postar um comentário