14 de abr. de 2011

Dica do Sombra #2

Joy Division.

Another thursday, another fuckin' great band oy?

Seu nome é proveniente de um bar onde soldados alemães se embebedavam na 2ª Guerra Mundial.
A banda foi formada em 1976, em Manchester, Inglaterra por Ian Curtis, Stephen Morris, Peter Hook e Bernard Sumner.
O som do Joy Division é marcado por linhas de baixo profundas, guitarra bem distorcida, pelo som quase digital da bateria de Morris, pela voz grave de Curtis e acima de tudo isto, pelas letras sombrias e melancólicas compostas por Curtis.

A curta jornada da banda foi marcada também por inúmeros problemas de Curtis, que incluíam ataques epiléticos durante diversas apresentações, problemas conjugais e uso de medicações pesadas que o deixavam deprimido e foram coniventes para o seu suicídio em 18 de maio de 1980. A esposa de Curtis o encontrou enforcado - assim se deu o fim da banda que deixou várias obras primas com apenas dois álbuns de estúdio e pouco tempo de atividade.
Posteriormente, os três membros restantes da banda formariam o New Order que atingiu o sucesso com Bernard Sumner nos vocais.
Entre artistas que curtem o som do Joy Division e outros que foram influenciados temos: Moby, John Frusciante, Interpol, The Editors, Franz Ferdinand, Bono Vox e Trent Reznor.
Veja aqui uma ótima música deles, uma de inúmeras outras!

Infelizmente o youtube não deixa incorporar o vídeo, mas o link da canção está ai e com legendas:

http://www.youtube.com/watch?v=CRGSgRSSgGU

Mais uma quinta se vai, porém com uma grande dica ou quem sabe, uma boa descoberta para você!

Nota: Não deixe também de assistir Control, filme de 2007 dirigido por Anton Corbijn, sobre a biografia de Ian Curtis, vale a pena!

0 comentários:

Postar um comentário